terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O ÁCIDO LINOLÉICO CONJUGADO (CLA)

O ÁCIDO LINOLÉICO CONJUGADO (CLA)





Efeitos sobre o peso corporal e obesidade:



Estima-se que cerca de trezentos e quinze milhões de pessoas em todo o mundo tenham um índice de massa corporal igual ou superior a trinta, o que de acordo com a Organização Mundial de Saúde já são classificadas como obesas. Estudos mostram que o CLA pode ser utilizado como uma ferramenta excelente para o controle da obesidade pela sua capacidade de reduzir a gordura corporal e ao mesmo tempo manter a massa muscular magra. O CLA atua sobre o metabolismo das gorduras reduzindo o tamanho das células adiposas, possuindo propriedades únicas no combate a obesidade e na redução do excesso de gordura armazenada, assim como na prevenção do aumento do colesterol ruim. A lipogênese é reduzida em usuários, pois este ácido insaturado inibe o incremento do tecido adiposo, ou seja, de gordura localizada. Também possui propriedades anticancerígenas, sendo particularmente eficiente em inibir o tumor de mama e de próstata, assim como o do cólon, estômago e de pele. É considerado como alimento ou componente funcional, na composição de leite e derivados, barras nutritivas, e outros alimentos com objetivo de auxiliar a perda de peso e a redução dos níveis de colesterol.O CLA está naturalmente presente na dieta humana, mas em níveis relativamente baixos. Ensaios clínicos demonstraram que é possível reduzir o peso e melhorar a composição corporal simplesmente aumentando a ingestão de CLA na dieta.






Efeitos no Diabetes:




Suplementar a dieta com certos ácidos graxos pode levar a um melhor controle de peso e do diabetes. Pessoas diabéticas que acrescentem CLA às suas dietas possuem menor massa corpórea bem como níveis de açúcar mais baixo. Pesquisadores também descobriram que níveis mais altos desse ácido graxo no sangue significam níveis mais baixos de leptina, um hormônio que se acredita regular os níveis de gordura. Os cientistas acreditam que altos níveis de leptina podem contribuir para obesidade, um dos fatores de riscos mais sério para a diabete no adulto. Um estudo realizado em 2002 pelo Diabetes Prevention Program Research Group descobriu que uma redução modesta na massa corpórea resultou em uma redução de 58% na incidência de diabetes num grupo de pessoas com alto risco de desenvolver a doença. Em um recente estudo realizado em humanos por pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, o CLA mostrou ajudar as pessoas a perderem peso e manter a boa forma, assim como controlar a diabetes da idade adulta, esta pesquisa foi apresentada ao Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química, em Washington, por um de seus membros, Michael W. Pariza.



Outros efeitos:



O CLA em alguns estudos demonstrou diminuir os níveis plasmáticos e colesterol. Foi constatado sua eficiência em prevenir o câncer de mama. Estudos em ratos que ingeriam 1% de CLA, mostraram uma diminuição de 73% do tumor mamário implantado para testes (Visonneau S., Cesano A., Tepper S.A., Scimeca J.A., Santoli D., and Kritchevsky D. Conjugated linoleic Acid suppresses the growth of human breast adenocarcinoma cells in SCID Mice. Anticancer Res. 1997; 17: 969-973). A informação sobre o efeito antioxidante atribuído ao CLA é menos clara e mais controversa.




Takahashi et al., 2002; Roche et al., 2002; Yamasaki et al., 2003; Poirier et al, 2005).



Share & Enjoy

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More