quarta-feira, 16 de março de 2011

Queimadores de Gordura e Lipólise

Queimadores de Gordura e Lipólise

Queimadores de Gordura e Lipólise


Hoje são exemplos de estimuladores de lipólise que atuam por termogênses: o chá verde, o citrus aurantium, o guaraná, a noz de cola, a mahuang e o mais novo desses termogenicos é a Fucoxantina, que é um carotenóide extraído de algas nas profundezas do mar

Revista online (newsletter)

Edição de março de 2011



Por Luis Meirelles (lmdiets@gmail.com)

Nutricionista

Especialista em Nutrição Esportiva











Queimadores de Gordura e Lipólise



No mundo inteiro existem milhares de produtos do mercado , o que totaliza aproximadamente um total de um trilhão de dólares. Somente nos Euas existem 200.000.000 de utilizadores potencias desses suplementos. Acredito que se as pessoas aprendessem a alimentar corretamente esses suplementos não seriam tão largamente consumidos , pois esses suplementos são estrategicamente consumidos como um apelo emergencial para a perda de peso rapido.



Os Queimadores de gordura atuam no processo de lipólise que é processo de degradação de triglicérides em ácidos graxos. Esse processo é dependente da enzima Lipase Hormônio Sensível ( HSL).



Após o consumo dos Fat Burnes , ocorre no metabolismo uma sequência de reações metabolicas que aumentam a termogenese , que é induzida e comandada na fase 1 pela liberação de noradrenalina que atua como primeira mensageira, seguida pela ativação da AMPc que atua como segunda mensageira para a cascata de reações químicas que comandam a termogênese. Estes eventos vão ativar a Termogenina ( dos genes UCP1).



O tecido adiposo ,mais especificamente a gordura branca , apresenta várias funções como fornecimento de energia. Sendo maior reserva energetica do corpo , sendo que um jovem adulto possui em média de 10 a 15 kg dessa reserva armazenada no corpo que totalizam um potencial de reserva energetica de 140.000 calorias.



As células de gordura branca regulam o balanço energetico do organismo como um todo , ao estocar excesso de calorias ingeridas como Triacilgliceróis ( triglicérides ) e liberando-as na forma de energia quando esta demanda energetica for necessária.



A termogênese é basicamente um processo de geração de calor.



As celulas de gordura marrom , fazem com que o organismo elimine calorias em excesso através da produção de calor , isso explica o porque que em certas pessoas o excesso de calorias aumentam as reservas de gordura branca e em outras não , sendo que isso é determinado pela genética. Logo enquanto as celulas de gordura branca estocam triglicerides as celulas de gordura marrom ( tecido especializado em gerar termogenese ) responsável pela fosforilação oxidativa , mobilizam gorduras.



O potencial termogenico da gordura marrom depende da quantidade de Hiperplasia dessas células e da concentração de termogenina gerada por essas células. Essa células são ativadas tambem pelo grau de estimulo do sistema nervoso simpático.



A termogenese é classifica em Obrigatória é aquela ativada pela ação específica da ingesta dos nutrientes , e a Adaptativa que é comandada por hiperfagia , genotipo e temperatura ambiente.



Um mecanismo termogênico defeituoso contribui com a dificuldade de manter o peso desejado e tambem esta correlacionado com todos o modelos de obesidade.



O uso de estimuladores de lipólise por termogênicos não é de hoje. Nas décadas de 1920 já se conhecia os efeitos do potente Dinitrofenol ( DNP ) e na décadas de 50 ja se usavam largamente alguns hôrmonios da tireóide.



Hoje alguns desses estimuladores de lipólise que atuam por termogênses incluem o chá verde , o citrus aurantium , o guaraná , a noz de cola , a mahuang e o mais novo desses termogenicos é a Fucoxantina que é um carotenóide extraído de algas nas profundezas do mar. A fucoxantina age estimulando o fígado a produzir DHA , fazendo com que o Gene UPC-1 ativa a mitocondria dos adipócitos , o resultado disso é um metabolismo basal mais acelerado.



Outro substância sendo atualmente explorada por suas ações termogênicas é o Capsiato que é um análago da Capsaicina. Esse são encontrados na família de frutas do Capsicum ( pimenta vermelhas ) que são utilizados a séculos como condimentos para dar estímulos gustativos. Estudos tem demonstrado que essa substância (Capsaicina ) apresenta notórios efeitos estimulante do metabolismo por ação termogênica , agindo por estimulo na liberação de catecolaminas , eleva a temporal corporal promovendo aumento do gasto energetico em repouso , sendo assim o metabolismo suprime o acúmulo de gordura branca abdominal e visceral.



Foi comprovado que esses ativos provenientes das famílias das pimentas vermelhas tem ações específicas no metabolismo termoregulador e lipolítico , fazendo com que haja elevação nos níveis de UPC-1 , e ativando esses genes na mitocondria dos tecidos gordurosos. Alguns estudos tambem apontaram com o uso de substancias uma Hiperplasia as células de gordura marrom , fazendo que que o ocorra elavação da temperatura corporal e aumento do consumo de oxigênio.



Porém alguns estudos também demonstraram que essas substância tem potente ação neurotóxica se usadas em quantidades altas e com frequência , logo sua admnistração deve ser em dosagens limitadas e por curtos períodos de tempo.



Kobata K, Todo T, Yazawa S, Iwai K, and Watanabe T. Novel capsaicinoid-like substances, capsiate and dihydrocapsiate, from the fruits of a nonpungent cultivar, CH-19 Sweet, of pepper (Capsicum annuum L.). J Agric Food Chem 46: 1695-1697, 1998.



Ohnuki K, Niwa S, Maeda S, Inoue N, Yazawa S, and Fushiki T. CH-19 Sweet, a nonpungent cultivar of red pepper, increased body temperature and oxygen consumption in humans. Biosci Biotechnol Biochem 65: 2033-2036, 2001.



==============================================



Share & Enjoy

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More