domingo, 28 de fevereiro de 2010

Maltodextrina

 
Maltodextrina
banco de imagem
 
 
 
Ano 02 - Edição nº 04 - 03/06/2009
PROFESSOR RAFAEL BRACCA DOS SANTOS
Especialista em Assessoria Individualizada com Graduação em Educação Física e Pós Graduação em Exercício Resistido e Nutrição Esportiva

É impressionante como ainda existe confusão no meio da suplementação quando o assunto e maltodextrina.
E não e por menos, visto que algumas pessoas estimulam essa confusão descrevendo que a substancia e um carboidrato complexo.
A maltodextrina e um carboidrato proveniente da conversão enzimática do amido do milho. Na verdade, ela e um hidrato de carbono complexo, talvez daí a grande confusão. Em sua composição, estão polímeros de glicose e também cadeias de 3 a 19 moléculas de glicose, unidas por uma ligação glicosidica do tipo α 1-4, que também esta presente no amido. Entretanto o amido, como um verdadeiro carboidrato complexo, possui dois tipos diferentes de estrutura: a amilose e a amilopectina, combinadas em cadeias de centenas ou milhares de moléculas de glicose.
Já a maltodextrina possui poucas moléculas agrupadas por um único tipo de ligação. Observando as duas moléculas, a simplicidade da malto se torna obvia se comparada com o amido como nas figuras abaixo.
Alguns devem questionar também o fato da maltodextrina não ser um monossacarídeo que, composto por mais de uma molécula de glicose,
teria uma absorção e atividade fisiológica mais lenta. Entretanto, apesar de ser um oligossacarídeo de glicose — devido as suas fracas ligações carbônicas e ausência de ramificações ou outro tipo de estrutura que não a cadeia simples de glicose com ligações 1-4, — a maltodextrina tem um comportamento semelhante a dextrose, que nada mais e que glicose simples. Podemos observar isto pelo tempo de absorção da dextrose, que gira em torno de cinco a sete minutos, enquanto a malto leva não mais que doze a quinze minutos.
Os carboidratos são classificados através do Índice Glicemico (I.G.), esta
divisão e feita de acordo com os níveis de açúcar encontrados no sangue após a ingestão dos alimentos e com a velocidade que cada um demora ate chegar na corrente sanguínea. Desta maneira, quanto maior for o índice glicemico, mais rápido este carboidrato cairá na corrente sanguínea e maior será o pulso de insulina, este processo não e benéfico se acontecer fora do período pos treino — horário em que realmente necessitamos dos picos de insulina — pois o excesso de glicose no sangue e convertido em ácidos gordurosos e triglicérides, que em seguida são armazenados na forma de gordura.
Como e possível observar, o Índice Glicemico da Maltodextrina e exatamente igual ao da glicose e um pouco menor que o do açúcar branco, prova de que a substancia se comporta como um carboidrato simples. Empresas fabricantes de maltodextrina, como a Grain Processing Corporation (EUA) expressam em seus catálogos que o IG esperado da maltodextrina e idêntico ao da glicose ou dextrose puras, reafirmando a característica de açúcar simples da maltodextrina.
Na prática
A maltodextrina e muito utilizada tanto em esportes de endurance (aeróbicos) como em esportes anaeróbicos, como e o caso de uma corrida de 100m ou a musculação . Seu objetivo e repor o glicogenio muscular perdido e garantir o transporte de substancias essenciais para quem quer hipertrofia, tais como: Whey Protein, Creatina, Glutamina, Arginina, HMB e os BCAA’s para dentro das células musculares graças ao pico de insulina causado pelo seu alto índice glicemico. Por isso, sempre alertamos os praticantes de atividades físicas e atletas a consumirem suas proteínas em conjunto com uma solução de carboidratos de alto índice glicemico, para garantir o transporte desses aminoácidos para dentro dos músculos com eficácia.
Caso isso não seja realizado, parte dessa proteína, será utilizada como fonte de energia, o que resultara em perda de dinheiro e tempo, pois a proteína alem de mais cara, não foi feita para essa função. Procuramos recomendar antes dos treinamentos mais intensos, a utilização da maltodextrina na concentração de 6 - 8%, ou seja, para cada 500ml de água deve-se acrescentar de 30 a 40g de maltodextrina dependendo do objetivo individual e fase de treinamento .
Utilizando o suplemento de maltodextrina quinze minutos antes do treinamento intenso e possível melhorar significativamente a energia e a capacidade de contração do músculo do individuo devido ao fato de se garantir cheios os estoques de glicogênio intramuscular. Normalmente, deve-se realizar uma refeição sólida com carboidratos complexos e proteínas de lenta absorção de 60 a 90 minutos antes do treinamento e fazer uso dos suplementos dessa categoria cerca de 15 minutos antes dos exercícios. Em conjunto a essa solução, orientamos também a adição de Whey Protein, BCAA’s, Creatina ou Glutamina para assim obter um maior teor de aminoácidos plasmáticos no momento do treinamento, otimizando também a síntese protéica e a recuperação muscular a cada serie.
Não há necessidade de utilização da maltodextrina durante as sessões de treinamento que tenham duração de menos de 60 minutos. Ingerir uma quantidade de água considerável já e mais do que o suficiente para garantir hidratação e a diminuição dos níveis de cortisol. Algumas pessoas que utilizaram a malto durante os treinamentos relataram uma melhora em seu rendimento, mas este fato não acontece em todos os casos. Portanto devemos lembrar que a individualidade de cada pessoa deve ser respeitada.
Em caso das atividades com duração superior a 60 minutos, são indicadas soluções de malto com a dosagem recomendada acima para assim, pela rápida assimilação, obter um fácil e rápido esvaziamento gástrico, o que evita um desconforto estomacal.
Já no caso de atividades que atingem tempo igual ou superior a 90 minutos devem ser consumidos, alem de carboidratos, repositores eletrolíticos.
Já existem no mercado varias marcas com esses tipos de carboidratos de vários índices glicemico e repositores eletrolíticos tais como sódio, potássio e magnésio, ideais para esses tipos de atividades.
No período pós-treino, recomenda-se a utilização de uma proteína de rápida absorção e alto valor biológico, como e o caso da Whey Protein, e dependendo das substancias adicionais ingeridas, procuramos orientar nossos clientes a adicionar os dois carboidratos, no caso a maltodextrina e a dextrose. Por que isso? A adição dos dois carboidratos no pos-treino causa
uma maior estabilidade dos níveis de insulina no sangue, garantindo assim a assimilação de 100% dos nutrientes ingeridos sem que haja risco de parte desses aminoácidos serem utilizados como fonte energética.
No período pos-treino intermediário e avançado, nota-se a presença dos dois carboidratos para um melhor aproveitamento das substancias ingeridas, o que não e necessário no nível iniciante. Orientamos a proporção de 50% dextrose e 50% maltodextrina nesses casos. A posologia dos componentes varia dependendo do peso, composição corporal e objetivo de cada individuo. A Whey entrara para começar a recuperação, dar inicio ao anabolismo e a síntese protéica e a creatina para drenar toda água do tecido subcutâneo para dentro das células musculares, causando também a reposição dos estoques de ATP. Os BCAA’s entrarão como anticatabólicos e a vitamina C para bloquear a ação do hormônio catabolitico cortisol. Cinqüenta minutos apos essa suplementação recomenda-se a introdução de uma refeição sólida contendo carboidratos complexos e proteínas de absorção com pouca ou quase nenhuma gordura.
O uso dessa suplementação tem como objetivo a reposição imediata de nutrientes, e como sua absorção e muito rápida, a manutenção no plasma sanguíneo também e muito limitada, tendo um limite de 35 a 50 minutos, horário no qual se introduz a refeição sólida. O artigo apresentado teve como objetivo sanar algumas duvidas dos excelentíssimos leitores da revista
sobre o uso do carboidrato maltodextrina.
Esperamos que as orientações aqui apresentadas tenham sido colocadas de maneira esclarecedora e simples, ajudando a todos os praticantes de atividades físicas que desejam melhorar seu desempenho e
obter mais qualidade de vida.

Fonte: 03/06/2009

Exercícios e CLA no combate a obesidade


 
Exercícios e CLA no combate a obesidade
banco de imagem
 
 
O CLA melhora a estética corporal
 
Ano 01 - Edição nº 01 - 01/03/2008
Ácido linoléico conjugado (CLA), abreviação de Conjugated Linoleic Acid, é um conjunto de isômeros geométricos com duplas ligações conjugadas, ou seja, separadas apenas por uma ligação simples carbono-carbono. É encontrado em pequenas quantidades em uma grande variedade de alimentos.
Vem sendo muito estudado devido aos seus efeitos benéficos em relação à saúde. O CLA é um nutriente encontrado em inúmeros alimentos como carnes, aves, ovos, leite e derivados, e exerce um efeito bastante eficiente no metabolismo de proteínas e gorduras.
Mas os especialistas afirmam: a quantidade de CLA disponível nos alimentos é muito baixa, e para que o nutriente aja de maneira eficaz no organismo humano é preciso buscar suas propriedades em suplementos alimentares . Para se ter uma idéia, um litro de leite integral contém somente cerca de 1 grama do ácido linoléico conjugado.

Embora possam existir diversos isômeros possíveis com esta característica, dois deles (cis-9, trans-11 e trans-10, cis-12) têm despertado grande interesse em função dos seus efeitos biológicos já identificados.
Sabe-se hoje que o isômero que afeta o metabolismo de gordura é o trans-10, cis-12. O isômero cis-9, trans-11 não exerce efeito neste parâmetro, porém está relacionado com a inibição de diversos tumores e com a modulação da resposta imune (Pariza, et al., 2001).
Inúmeros estudos têm demonstrado efeitos positivos relacionados com a suplementação do CLA. Esses efeitos incluem: ação anti-cancerígena, alterações na composição corporal, modulação do sistema imune, redução da aterosclerose e potencialização da mineralização óssea e homeostase glicêmica.

Outro estudo realizado por pesquisadores escandinavos mostrou que quando ingerido corretamente, o CLA reduz a gordura corporal e aumenta a definição muscular, inibindo o mecanismo de armazenamento de gorduras no corpo por meio do bloqueio de certas enzimas que expandem as células adiposas. Ao mesmo tempo, promove a conversão das reservas de gorduras em energia. Por isso é considerada uma arma útil em combinação com exercícios, até mesmo os leves, para pessoas que querem perder peso com saúde.

Existem vários mecanismos propostos para explicar esta redução no conteúdo da gordura, tais como :
1) Diminuição da esterificação de ácidos graxos em triglicerídeos;
2) Diminuição da lipogênese (armazenamento de gordura pelos adipócitos);
3) Aumento da lipólise (quebra de gordura armazenada transformando em ácidos graxos).
Outro estudo também apontou que o suplemento possui ação anti-cancerígena, anti-aterogênica (dificulta o depósito de placas de Ateroma nas artérias, uma vez que melhora o perfil lipídico do sangue), anti-diabetogênica (reduz as taxas de açúcar no sangue de Diabéticos Tipo II, não dependentes de insulina), além de estar relacionado a alterações na composição corporal, uma vez que levaria ao aumento da massa muscular e redução do percentual de gordura.
Os cientistas descobriram que o consumo de 3 a 4 gramas diárias de CLA ajudou pessoas acima do peso e obesas a eliminar gorduras das células ao acelerar o metabolismo muscular.
Essas pessoas que tomaram o suplemento também tiveram reduções nos níveis totais de colesterol, no LDL (colesterol “ruim”) e HDL (colesterol “bom”), mantendo a relação geral de LDL e HDL equilibrada.

O CLA é um eficiente ativador da lipólise, além de minimizar a lipogênese.
Desta forma, o CLA atua melhorando a qualidade corporal, diminuindo a porcentagem de gordura e conseqüentemente aumentando o enrijecimento
muscular. O CLA atua ainda aumentando a eficiência do sistema imune, sendo um importante anti-cancerígeno. Assim, a utilização de CLA na dieta pode melhorar a eficiência produtiva de uma maneira multifatorial, ora tornando mais resistente contra a ação de doenças, ora melhorando a estética corporal.
Algumas das características do CLA:
Acelera a perda de gordura (especialmente na região abdominal);
Incrementa o ganho de massa muscular;
Permite ganhar rapidamente a definição do músculo;
Oferece forte proteção antioxidante;
Ajuda o organismo na contínua produção de substâncias antiinflamatórias;
Melhora o perfil lipídico sanguíneo (colesterol e triglicérides);
Fortalece o sistema imunológico;
Regula o açúcar no sangue em pacientes diabéticos..

Share & Enjoy

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More