domingo, 28 de fevereiro de 2010

Exercícios e CLA no combate a obesidade


 
Exercícios e CLA no combate a obesidade
banco de imagem
 
 
O CLA melhora a estética corporal
 
Ano 01 - Edição nº 01 - 01/03/2008
Ácido linoléico conjugado (CLA), abreviação de Conjugated Linoleic Acid, é um conjunto de isômeros geométricos com duplas ligações conjugadas, ou seja, separadas apenas por uma ligação simples carbono-carbono. É encontrado em pequenas quantidades em uma grande variedade de alimentos.
Vem sendo muito estudado devido aos seus efeitos benéficos em relação à saúde. O CLA é um nutriente encontrado em inúmeros alimentos como carnes, aves, ovos, leite e derivados, e exerce um efeito bastante eficiente no metabolismo de proteínas e gorduras.
Mas os especialistas afirmam: a quantidade de CLA disponível nos alimentos é muito baixa, e para que o nutriente aja de maneira eficaz no organismo humano é preciso buscar suas propriedades em suplementos alimentares . Para se ter uma idéia, um litro de leite integral contém somente cerca de 1 grama do ácido linoléico conjugado.

Embora possam existir diversos isômeros possíveis com esta característica, dois deles (cis-9, trans-11 e trans-10, cis-12) têm despertado grande interesse em função dos seus efeitos biológicos já identificados.
Sabe-se hoje que o isômero que afeta o metabolismo de gordura é o trans-10, cis-12. O isômero cis-9, trans-11 não exerce efeito neste parâmetro, porém está relacionado com a inibição de diversos tumores e com a modulação da resposta imune (Pariza, et al., 2001).
Inúmeros estudos têm demonstrado efeitos positivos relacionados com a suplementação do CLA. Esses efeitos incluem: ação anti-cancerígena, alterações na composição corporal, modulação do sistema imune, redução da aterosclerose e potencialização da mineralização óssea e homeostase glicêmica.

Outro estudo realizado por pesquisadores escandinavos mostrou que quando ingerido corretamente, o CLA reduz a gordura corporal e aumenta a definição muscular, inibindo o mecanismo de armazenamento de gorduras no corpo por meio do bloqueio de certas enzimas que expandem as células adiposas. Ao mesmo tempo, promove a conversão das reservas de gorduras em energia. Por isso é considerada uma arma útil em combinação com exercícios, até mesmo os leves, para pessoas que querem perder peso com saúde.

Existem vários mecanismos propostos para explicar esta redução no conteúdo da gordura, tais como :
1) Diminuição da esterificação de ácidos graxos em triglicerídeos;
2) Diminuição da lipogênese (armazenamento de gordura pelos adipócitos);
3) Aumento da lipólise (quebra de gordura armazenada transformando em ácidos graxos).
Outro estudo também apontou que o suplemento possui ação anti-cancerígena, anti-aterogênica (dificulta o depósito de placas de Ateroma nas artérias, uma vez que melhora o perfil lipídico do sangue), anti-diabetogênica (reduz as taxas de açúcar no sangue de Diabéticos Tipo II, não dependentes de insulina), além de estar relacionado a alterações na composição corporal, uma vez que levaria ao aumento da massa muscular e redução do percentual de gordura.
Os cientistas descobriram que o consumo de 3 a 4 gramas diárias de CLA ajudou pessoas acima do peso e obesas a eliminar gorduras das células ao acelerar o metabolismo muscular.
Essas pessoas que tomaram o suplemento também tiveram reduções nos níveis totais de colesterol, no LDL (colesterol “ruim”) e HDL (colesterol “bom”), mantendo a relação geral de LDL e HDL equilibrada.

O CLA é um eficiente ativador da lipólise, além de minimizar a lipogênese.
Desta forma, o CLA atua melhorando a qualidade corporal, diminuindo a porcentagem de gordura e conseqüentemente aumentando o enrijecimento
muscular. O CLA atua ainda aumentando a eficiência do sistema imune, sendo um importante anti-cancerígeno. Assim, a utilização de CLA na dieta pode melhorar a eficiência produtiva de uma maneira multifatorial, ora tornando mais resistente contra a ação de doenças, ora melhorando a estética corporal.
Algumas das características do CLA:
Acelera a perda de gordura (especialmente na região abdominal);
Incrementa o ganho de massa muscular;
Permite ganhar rapidamente a definição do músculo;
Oferece forte proteção antioxidante;
Ajuda o organismo na contínua produção de substâncias antiinflamatórias;
Melhora o perfil lipídico sanguíneo (colesterol e triglicérides);
Fortalece o sistema imunológico;
Regula o açúcar no sangue em pacientes diabéticos..

0 comentários:

Postar um comentário

Share & Enjoy

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More